Histórico
Fundação da Companhia com a denominação de Companhia Nacional de Gás Esso, com atuação na distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP)
A empresa alterou sua denominação social para Companhia Brasileira de Gás - Gasbras.
Constituição da Companhia Supergaz Engarrafadora e Distribuidora de gás, com sede em Campinas (SP)
Associação da Supergaz à Gasbras, no Rio de Janeiro. Por meio dessa associação foi criada a Supergasbras Distribuidora de Gás Indústria e Comércio S.A., o que representou um novo patamar de crescimento para o Grupo Lemos de Moraes.
A diversificação de negócios e como a empresa de gás possuía uma frota significativa de caminhões pesados voltados para o transporte de gás a granel levou a Companhia a também atuar fortemente nos setores de transporte e de comercialização de veículos pesados - caminhões e ônibus da marca Scania. Adquiriu a Equipo, primeira Concessionária Scania, com o objetivo de maximizar a eficiência das operações com a distribuição de gás e fundou a Quinta Roda e a Itaipu.
Fundação da concessionária de Minas Gerais, filial Montes Claros, da Itaipu.
Aquisição de concessionárias em Bauru e Araçatuba e incorporação à Quinta Roda, dando maior penetração no interior de São Paulo.
Venda dos ativos e encerramento das operações de segmento de gás e atividades voltadas para dois segmentos: (i) Automotivo e (ii) Agropecuário.
A razão social da Companhia passou a ser WLM INDÚSTRIAS E COMÉRCIO S.A. com atuação no seguimento automotivo, através de suas controladas: Equipo (Rio de Janeiro), Quinta Roda (São Paulo e Minas Gerais), Itaipu (Minas Gerais) e no segmento agropecuário por meio das controladas Fartura Agropecuária S.A., Agropecuária São Sebastião do Araguaia Ltda. e Itapura Agropecuária Ltda., como complemento da diversificação de suas atividades.
Aquisição da então concessionária do Pará e fundação da Itaipu Norte, iniciando a participação em região estratégica para a WLM.
Liderança na venda de veículos pesados Scania, mantida desde 2005, através da rede de quatro concessionárias com estabelecimentos localizados em diversos estados do Brasil, por meio de suas 04 controladas: Equipo (Rio de Janeiro), Quinta Roda (São Paulo e Minas Gerais) e Itaipu Norte (Pará e Amapá), com a certificação mundial D.O.S. (Dealer Operating Standard).
Liderança na venda de veículos pesados Scania - mantida desde 2005 - e primeiro lugar na comercialização de peças da marca. A WLM conta rede de 16 concessionárias Scania e 4 controladas.
Liderança na venda de veículos pesados Scania - mantida desde 2005 - e primeiro lugar na comercialização de peças da marca. A WLM conta rede de 18 concessionárias Scania e 4 controladas.
A empresa alterou sua denominação social para WLM PARTICIPAÇÕES E COMÉRCIO DE MÁQUINAS E VEíCULOS S.A., visando adequá-la ao objeto social e à sua principal atividade, comercialização de veículos e peças da marca Scania - sobretudo caminhões pesados e extrapesados, chassis de ônibus rodoviários e peças de reposição, e prestação de serviços de manutenção voltados aos produtos que comercializa, então exercida somente de forma indireta através das empresas controladas do segmento automotivo - Equipo, Itaipu, Quinta Roda e Itaipu Norte.
As ações da Companhia passaram a ser identificadas por novos códigos, WLMM3 (ON) e WLMM4 (PN), de acordo com a nova razão social.
Desde 2005, a WLM é uma das líderes nacionas na venda de veículos pesados Scania e detém o primeiro lugar na comercialização de peças da marca no Brasil, através de uma rede de 04 concessionárias Scania, com 19 estabelecimentos em 05 estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Amapá, garantindo a ampla cobertura geográfica necessária para sua destacada atuação nacional e proporcionando agilidade e qualidade no atendimento nas diversas regiões do País.
Consolidando o processo de reorganização societária, a WLM em Assembléia Geral Extraordinária de 01 de julho de 2019, incorporou as sociedades limitadas controladas do segmento automotivo: Equipo Máquinas e Veículos Ltda., Quinta Roda Máquinas e Veículos Ltda., com os seguintes objetivos: i) Sinergia: Benefícios decorrentes da sinergia gerada, especialmente, melhor aproveitamento e eficiência de toda estrutura administrativa da sede da WLM. ii) Benefícios fiscais: Redução de carga tributária, em razão de agregação dos direitos, créditos e débitos de natureza tributária. iii) Vantagens estratégicas: Redução das atividades de participações societárias (holding) da WLM, cuja atividade principal passou a ser as do setor automotivo, permitindo uma perfeita e benéfica agregação das receitas e despesas da WLM. iv) Custos: A incorporação nos moldes executados foi de baixo custo e processada sem aumento do capital social da WLM. Desde 2005, a WLM é uma das líderes nacionais na venda de veículos pesados Scania e detém o primeiro lugar na comercialização de peças da marca no Brasil, através da rede de vinte estabelecimentos localizados em 05 estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Amapá.