No momento, você está visualizando Quando fazer o alinhamento e balanceamento de caminhão?

Quando fazer o alinhamento e balanceamento de caminhão?

Uma frota eficiente passa pelo alinhamento e balanceamento de caminhão. Ambos os procedimentos ajudam o veículo a economizar mais combustível, além de promover maior segurança ao motorista. Por consequência, eles também impactam as entregas de mercadorias, pela redução de atrasos causados em decorrência de algum problema ao longo da estrada, por exemplo.

Qual o momento ideal de fazer o alinhamento e balanceamento do caminhão? Por que é tão importante estar atento a esses procedimentos, verificando não somente o manual do veículo, mas também alguns sinais de que é preciso alinhar e balancear? Ao longo do texto, vamos responder a estas perguntas, além de fornecer outras informações relevantes sobre o tema!

O que é o alinhamento e balanceamento do caminhão?

O alinhamento visa ajustar o ângulo dos pneus do caminhão, ajudando o veículo a não puxar para nenhum dos lados no momento da condução. Já o balanceamento consiste em fazer reparos nos pneus e rodas, sendo algo feito geralmente junto com o alinhamento.

Para que servem?

Ao longo do uso, é normal um dos lados do caminhão sofrer uma sobrecarga de peso. Por esse motivo, fica difícil para o motorista manter a sua condução em linha reta, visto que o volante apresenta também sinais de trepidação quando o caminhão precisa ser balanceado. Ambos os procedimentos ajudam o veículo a se equilibrar, de modo a voltar a fazer percursos na estrada em linha reta.

Quando fazer o procedimento?

Uma das principais referências para fazer o alinhamento e balanceamento de caminhão é ele ter rodado 10 mil quilômetros. No entanto, em algumas situações isso não é o bastante, pois como falamos, trepidações no volante e caminhão puxando para algum lado já podem ser indicativos que ele precisa ser alinhado e balanceado.

Infelizmente, as condições das estradas no Brasil não são das melhores. Portanto, se o caminhão tiver que enfrentar muitos buracos, por exemplo, isso certamente aumenta a possibilidade de alinhar e balancear. Nesta situação, tanto o pneu quanto as rodas sofrem diretamente esses impactos, o que aumenta o desgaste deles.

Qual a importância de fazer a alinhamento e balanceamento do caminhão?

Com as manutenções em dia, os caminhões acabam tendo uma longevidade maior. Além disso, as viagens passam a ter mais segurança, com um consumo menor de combustível. Este fato ocorre justamente porque, à medida que o caminhão é alinhado e balanceado, ele fica em equilíbrio e sem sobrecarga; por consequência, o motor passa a ser menos exigido. Podemos ainda destacar que as peças mecânicas do caminhão também têm sua longevidade aumentada, acarretando menos custos com oficina e manutenções corretivas.

Como vimos, o alinhamento e balanceamento de caminhão são procedimentos geralmente feitos em conjunto. O objetivo é evitar, entre outras coisas, que o veículo gaste mais combustível e torne a condução menos segura na estrada. Fazendo ambos regularmente, a frota ganha também em agilidade e qualidade nas entregas.

Gostou do conteúdo? Então continue no blog do Grupo WLM e aproveite para seguir as nossas redes sociais. Temos perfis no Linkedin, Facebook e Instagram!

O post Quando fazer o alinhamento e balanceamento de caminhão? apareceu primeiro em Dicas sobre a vida na estrada, manutenção e peças de caminhão.

Deixe um comentário