No momento, você está visualizando O que faz parte da inteligência urbana e como beneficia as operações?

O que faz parte da inteligência urbana e como beneficia as operações?

A inteligência urbana tem tudo a ver com dados. Afinal, eles passaram a ser valiosos em diversas circunstâncias e na mobilidade não poderia ser diferente. Cidades enfrentam desafios relacionados a isso que devem ser solucionados urgentemente, mas também é necessário evitar problemas antes de eles tomarem proporções maiores.

Neste conteúdo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre a inteligência urbana. A ideia é tratar da sua origem, falar sobre experimentos que deram certos, os benefícios dessa estratégia e quais as soluções da Scania relacionadas a essa inteligência. Continue lendo até o final e saiba mais!

O que é inteligência urbana?

Hoje em dia, os dados são usados em uma infinidade de coisas. Quando aplicados a uma cidade, temos o conceito de inteligência urbana, que é a capacidade de usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos e otimizar a eficiência dos serviços urbanos.

Na prática, essa abordagem visa abordar os desafios complexos das cidades modernas, incluindo:

  • crescimento populacional;
  • urbanização acelerada;
  • necessidade de resolver questões ligadas aos congestionamentos, poluição e segurança pública.

Como surgiu?

A maior motivação para o surgimento da inteligência urbana está justamente na complexidade das cidades. A primeira experiência desse tipo ocorreu na década de 1970, mais precisamente nos Estados Unidos, na cidade de Los Angeles, na Califórnia.

Na ocasião, havia problemas crônicos de poluição e congestionamentos, sendo empregados sistemas pioneiros de monitoramento da qualidade do ar e de controle de tráfego, ambos baseados em computadores.

Alguns experimentos bem-sucedidos de inteligência urbana

Iniciando o subtópico, falaremos de Cingapura. O país é um exemplo de cidade inteligente, dado o investimento em sensores e sistemas de gerenciamento de tráfego, bem como soluções de estacionamento e monitoramento de resíduos.

Copenhagen, a capital da Dinamarca, também é um bom exemplo de uso da inteligência urbana. Com foco na mobilidade sustentável, a cidade implementou sistemas de compartilhamento de bicicletas, além de semáforos inteligentes que priorizam ciclistas e pedestres, e infraestrutura amigável para esse meio de transporte.

Qual a sua relação com a Scania?

A Scania desempenha um papel estratégico, de modo particular no contexto do transporte de carga. Nesse sentido, a empresa está comprometida em desenvolver soluções de mobilidade mais eficientes e sustentáveis, contribuindo para a redução da emissão de carbono.

Além disso, vale citar a parceria da Scania com as cidades, que tem como foco adaptar suas ofertas e atender às necessidades específicas de cada ambiente urbano.

Quais os benefícios da inteligência urbana?

Os dados são a base da inteligência urbana. É por meio deles que se tomam as melhores decisões, tendo em vista fatores como mobilidade e preservação do meio ambiente. A seguir, confira os seus principais benefícios!

Serviços personalizáveis

Imagine um sistema de coleta de lixo inteligente, capaz de monitorar os padrões de produção de resíduos de uma família. Por meio deles, seria possível agendar as coletas conforme a demanda dessa casa, oferecendo um serviço mais personalizável.

Diagnóstico rápido

Quando se coleta e analisa dados em tempo real, os problemas urbanos ficam mais fáceis de serem diagnosticados e solucionados. Um exemplo são sensores de qualidade do ar que detectam altos níveis de poluição: dessa forma, podem ser acionados alertas de saúde pública, permitindo que as autoridades avisem às pessoas para evitarem atividades ao ar livre em dias de má qualidade do ar.

Processos remotos

A automação e conectividade permitem o gerenciamento de sistemas urbanos remotamente, economizando tempo e recursos. Uma forma de aplicar esses processos poderia ser em sistemas de irrigação em parques públicos: a ideia seria fazer um controle a distância, com base nas condições de tempo e de clima de uma região.

Segurança

A segurança proporcionada pela inteligência urbana se dá no gerenciamento de tráfego e prevenção de crimes. Câmeras podem ser instaladas em vias públicas, de modo que a polícia pode acessar as imagens em tempo real e, em seguida, responder rapidamente aos incidentes ocorridos naquela cidade.

Preparação para o futuro

As cidades, especialmente as grandes, são cheias de desafios, tanto atuais quanto futuros. Talvez o maior expoente de mobilidade para o amanhã sejam os carros elétricos, de modo que possam ser implementados, por exemplo, sistemas de carregamento em estacionamentos. A cidade chinesa de Shenzhen é uma referência nesse sentido pelo fato de o transporte público ser 100% elétrico.

Fluxo contínuo de informações

Os computadores e demais dispositivos usados na inteligência urbana podem receber dados a todo instante. Logo, não apenas problemas de grandes proporções tendem a ser solucionados com mais eficácia, mas também aquelas situações de menor gravidade, e que também devem receber atenção.

Mais que uma postura corretiva, o monitoramento inteligente e contínuo das cidades ajuda a evitar ou minimizar problemas.

Sustentabilidade

Um sistema de iluminação pública baseado em sensores poderia detectar a presença de pedestres ou veículos. Assim, as luzes se acenderiam se fosse preciso, de modo a economizar energia e reduzir a pegada de carbono. Afinal, a produção de energia elétrica é bastante dependente da queima dos combustíveis fósseis, que tanto poluem o ambiente.

Quais as soluções da Scania em inteligência urbana?

A Scania colocou a inteligência urbana dentro dos seus veículos. Por exemplo, o recurso Scania Smart Dash é um ecossistema na cabine que funciona em conjunto das aplicações My Scania e My Scania Driver. Assim, cria-se um fluxo contínuo de informações de todos os utilizadores conectados à sua frota.

O Smart Dash consegue ativar as capacidades dos serviços baseados em Wi-Fi e Bluetooth, visando facilitar e acelerar os diagnósticos nas nossas oficinas. Vale também destacar a manutenção preventiva remota, auxiliando os veículos da frota e ficarem disponíveis por mais tempo para o transporte de cargas.

A Scania conta com uma plataforma de sensores que dá mais segurança não somente ao caminhoneiro, mas também a ciclistas e outros utilizadores da estrada.

A inteligência urbana, como constatamos no texto, tem uma relação direta com dados. Nesse sentido, a Scania se esforça para ser referência por meio de soluções que focam não apenas no caminhoneiro e na performance do veículo, mas também na segurança e integridade de todos os que utilizam as vias públicas.

Entre em contato conosco e conheça as soluções Scania esperando por você!

O post O que faz parte da inteligência urbana e como beneficia as operações? apareceu primeiro em Dicas sobre a vida na estrada, manutenção e peças de caminhão.

Deixe um comentário