O óleo Diesel é o combustível de maior comercialização no mercado brasileiro. Contudo, muito utilizada em veículos leves e de passeio, a gasolina fica em segundo plano quando o rendimento é colocado na balança.
Veículos de grande porte, utilizados para transporte de cargas e passageiros como caminhões, embarcações e locomotivas, têm como principal fonte geradora de energia o Diesel, assim como a indústria, que o utiliza em máquinas agrícolas e de construção civil.
Já o Gás Natural Veicular (GNV), aparece como uma alternativa mais sustentável, se mostrando um combustível mais econômico e eficiente, mesmo se comparado ao óleo Diesel.
Os avanços globais já apontam o novo caminho para o desenvolvimento do mercado, assim como suas características: as empresas que mais se destacam são aquelas que pensam na sustentabilidade, além de eficiência, tecnologia e inovação.
Observando a indústria de transporte, totalmente decisiva para o desenvolvimento do mercado mundial, em todas as diversas áreas, vemos que os primeiros passos a caminho do futuro já começam a mostrar resultados.
O GNV se destaca somando a eficiência à redução de manutenção, obtendo o melhor custo-benefício e a melhor alternativa para o meio ambiente, mesmo a níveis globais de mercado. Confira os detalhes no infográfico abaixo.
Você sabe qual é a diferença entre o Diesel e o GNV (Gás Natural Veicular)?
Caminhões têm o Diesel como combustível popular, mas o Gás Natural Veicular aparece como alternativa mais sustentável e econômica.
Diesel X GNV: principais mudanças e tecnologias entre combustíveis
Motores a gás usam uma fórmula que mistura ar ao combustível, o ciclo otto, com maior rendimento energético e equipamento com 8 cilindros (4 de cada lado). Na estrutura eletrônica do motor, a ignição do gás é feita por meio de uma vela de ignição.
GNV: o Gás Natural Veicular potencializa o rendimento do veículo
O GNV tem o melhor custo-benefício, custando 17% menos por km em rodovias, se comparado ao Diesel. Combustível mais barato, com maior rendimento, além de sistema motor com mais durabilidade de equipamentos e redução de manutenção.
GNV e o Mercado: tecnologia, eficiência e sustentabilidade
O GNV tem redução de até 90% de emissão em CO₂, atendendo a padrões de controle de emissão de poluentes atmosféricos internacionais. Já é possível encontrar linhas de caminhões totalmente preparadas e prontas para o GNV no Brasil.
Já conhecia os benefícios do GNV? Se mantenha atualizado sobre essa nova tendência e compartilhe em suas redes sociais!
O post [Infográfico] Conheça as diferenças entre os combustíveis Diesel e GNV apareceu primeiro em Dicas sobre a vida na estrada, manutenção e peças de caminhão.