Conheça o Euro 6 da Scania e seus diferenciais

A cada ano, testemunhamos o surgimento de novas máquinas e equipamentos cada vez mais tecnológicos e eficientes. A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade tem feito as empresas desenvolverem itens que são capazes de oferecer mais com menos consumo de elementos naturais.

O principal segmento que vem tendo esse tipo de preocupação é o automobilismo, principalmente, o transporte rodoviário. O nosso país depende muito desse meio para escoamento de mercadorias. Logo, é natural que as rodovias estejam repletas de veículos de transporte de cargas.

Seguindo essa tendência, recentemente a Scania lançou a sua nova linha de motores, acompanhando novas transmissões, sistemas de frenagem e, principalmente, muita tecnologia embarcada. Esses equipamentos serão o principal diferencial para os veículos da marca.

Neste e-book, mostraremos com detalhes todos os elementos que os compõem, bem como seus diferenciais. Então, continue lendo e confira todas as novidades que a Scania trará para o mercado nos próximos anos.

2. O que é o Euro 6 da Scania?

O Euro 6 da Scania é o novo motor da montadora que equipará os seus veículos a partir do ano de 2023. A sua linha, chamada Super Scania Euro 6 foi um grande destaque na FENATRAN em 2022¹. Esses modelos contam com os novos motores que recebem o nome Euro 6.

São motorizações completamente novas que têm 13 litros e uma potência que gira em torno de 420 e 560 cavalos. Esses veículos chegaram com novo trem de força. Aliado ao motor, lançamos também um novo câmbio e eixo traseiro. A ideia é que esse novo motor equipará os veículos comercializados pela marca até o ano de 2025.

Atrelado ao lançamento dos motores Euro 6 a Scania também apresentou um grande portfólio de serviços que têm a promessa de reduzir até 25% os custos de reparação e manutenção preventiva. Ao longo dos anos, um emaranhado de dados foram gerados, facilitando a análise dessas informações para produzir motores cada vez mais eficientes.

Dessa forma, a combinação de um bom programa de manutenção flexível, motores de alto desempenho e a virtuosa gestão de frotas promove a mais produtividade e eficiência para os caminhões.

Os caminhões da nova linha foram totalmente redesenhados para otimizar a lubrificação do conjunto. A solução utiliza lubrificantes com tecnologias diferenciadas, promovendo a redução de atrito e diminuindo a necessidade de manutenção, como nós mostramos anteriormente.

Além disso, o novo ADAS 2.0 chegou junto com esses modelos e tem por objetivo aumentar a segurança do veículo durante o tráfego nas rodovias, principalmente, em velocidades maiores. Em outro tópico deste e-book nós mostraremos mais sobre essa tecnologia presente nos motores Euro 6.

3. Quais são os seus diferenciais?

Mas, o que será de tão inovador que existe nesse motor para que esteja ocorrendo uma comoção tão grande em torno dele? Mostraremos isso nos próximos tópicos. Continue lendo!

3.1. Transmissão totalmente renovada

Juntamente à renovação no motor tivemos mudanças consideráveis na transmissão. Nesse sentido, a já conhecida Opticruise foi reformulada. A Caixa G25 estará presente nos veículos Scania com motores de até 255 kgfm de torque ou com potências de até 460 cavalos.

Já a Opticruise G33 será instalada nos motores de 6 cilindros que têm a potência entre 500 e 560 cavalos e torque de até 336,7 kgfm. Além disso, são duas opções de transmissão, uma com 12 e outra com 14 marchas.

Os intervalos de troca de óleo da transmissão também tiveram alterações significativas. Antes, isso deveria ser feito aos 600.000 km. Agora, a transmissão roda até os 800.000 km até ter a necessidade da troca de óleo do sistema.

Com esse novo sistema de transmissão, os modelos equipados com o Euro 6 têm propulsores em que as rotações do motor ficam em 900 RPM. Isso possibilita menos trocas de marcha. Aumentando o tempo de vida útil e, principalmente, proporcionando redução no controle de combustível, que pode chegar a 8% de economia.

Essa redução no consumo de combustível só é possível graças ao sistema FOU, que fica no tanque dos caminhões novos reduzindo o nível de diesel morno que fica armazenado. O resultado desse processo é um uso otimizado do combustível, promovendo redução nos abastecimentos.

3.2. Redução das manutenções

O novo motor da Scania foi projetado para otimizar a lubrificação de todo o conjunto. Com isso, é possível reduzir significativamente a necessidade de paradas do caminhão para manutenção. De fato, a ideia é que as interrupções do trabalho sejam realizadas de forma programada, reduzindo o impacto desse trabalho no dia a dia das operações.

Nesse sentido, a ida até a oficina passará a ser algo programado, acontecendo no momento correto. Evitando que a parada de um veículo prejudique o trabalho de uma transportadora ou do próprio caminhoneiro. Além disso, o cliente terá todo trabalho da equipe da Scania, que está preparada para devolver o veículo o mais rápido possível.

Assim, garantindo que ele volte ao trabalho sem demoras. Essa característica é fundamental para aumentar a disponibilidade do caminhão, consequentemente, potencializando a rentabilidade que o veículo proporciona.

Ficar com o veículo parado quase sempre será um prejuízo. A grande diferença, é que quando você programa essas manutenções é possível selecionar os melhores momentos para fazer isso, evitando períodos de maior necessidade do caminhão. Enfim, não há como eliminar a necessidade de manutenções. Mas, quando elas podem ser feitas de forma programada faz toda diferença nos seus resultados.

3.3. Motorização mais potente

Além do 6 cilindros presentes no Euro 6, a Scania também oferece o motor na configuração V8 com 16 litros. Esse conjunto gera 660 e 770 cavalos e 337 e 377 kgfm de torque. Dos motores fabricados em série, os da Scania são os que têm a maior potência.

Um detalhe interessante a ser mencionado é que os motores de 7 e 9 cilindros foram atualizados também. Eles ficaram cerca de 2% mais econômicos, seguindo a ideia de redução de combustível existente no Euro 6.

Os motores 7.0 têm potência entre 250 e 280 cavalos. Já os 9.0 são de 280, 320 e 360 cavalos. Além disso, também será lançado o motor 13.0 com 370, 450 e 500 cavalos. Incluindo nesse mercado os veículos utilizados na construção civil ou na mineração.

3.4. Sistema de condução semiautônoma

Os veículos equipados com o Euro 6 terão como opcionais o sistema chamado de ADAS, sigla utilizada para designar o termo Sistema Avançado de Assistência ao Motorista. Dessa forma, os caminhões receberão, opcionalmente, alguns itens como:

  • alerta de ponto cego;
  • presença de pedestres a frente;
  • sistema de redução de velocidade em caso de emergência, entre outras tecnologias.

Além disso, existe a direção elétrica ativa, capaz de fazer correções automáticas na trajetória caso o veículo saia involuntariamente da sua faixa. Além disso, também temos o controle de velocidade de cruzeiro ativo. Isso significa que o caminhão pode acompanhar o fluxo do trânsito à frente.

Desse modo, acelerando ou reduzindo a velocidade quando necessário, sem que o motorista tenha que interferir. Esse tipo de sistema é muito encontrado em veículos de passeio de valor mais elevado. Contudo nos caminhões ainda é uma novidade que está sendo aos poucos sendo inserida.

Obviamente, o sistema é desativado no exato momento em que o motorista executa algum movimento no freio ou acelerador. Ele é muito interessante para garantir o conforto do profissional durante longas distâncias.

Assim, ele pode trabalhar com mais tranquilidade, evitando o cansaço inevitável que pode ocorrer, mesmo o motorista trabalhando durante o horário máximo estabelecido pela lei.

3.5. Frenagem e capacidade de torque

O sistema de frenagem também passou por mudanças significativas. Afinal, para auxiliar a segurar um motor com toda essa potência e eficiência é importante que existam peças de qualidade para suportar todo peso.

Desse modo, junto à transmissão, temos o novo sistema de freio com cabeçote CRB. Ele tem uma capacidade de frenagem de 475 cv, passando a vir de série nos veículos equipados com o Euro 6 da Scania. Já o sistema hidráulico auxiliar é opcional. Nesse caso, a potência total de frenagem combinada é de 1.136 cavalos.

A Scania também atualizou os eixos dos seus caminhões juntamente ao Euro 6. Agora temos uma capacidade máxima de tração de até 90 toneladas. No novo sistema, que recebeu a nomenclatura de 885, existe um desenho exclusivo e toda a sua estrutura foi reforçada. Com isso, é possível ter um veículo mais robusto que dará conta do aumento de torque.

4. Onde adquirir o Euro 6 da Scania?

Após conhecer todas as principais informações sobre o Euro 6 da Scania, uma dúvida pode ter ficado no ar. Afinal, como adquirir os veículos equipados com o motor Euro 6 da Scania? A resposta parece muito simples, ou seja, em uma concessionária da montadora no Brasil. Mas, ainda é preciso ter alguns cuidados para fazer uma boa compra.

O ideal é procurar por uma empresa que já está há anos no mercado de comercialização de veículos da marca. Por exemplo, a WLM é uma empresa que veio para o mercado no ano de 1946 atuando no segmento de gás.

Anos mais tarde, no ano de 1973 a empresa adquiriu a primeira concessionária, ingressando no ramo comercializando veículos Scania desde então. A partir desse momento, várias lojas foram sendo adquiridas e, atualmente, está presente em 4 estados.

Em todas as concessionárias você encontrará um atendimento totalmente personalizado, voltado para entender a sua necessidade e oferecer uma solução exclusiva para atender especificamente o seu segmento de mercado.

Por meio de um sistema chamado Scania Configurator você pode montar o caminhão de acordo com a necessidade da sua empresa. Assim, você pode configurar o seu veículo para atuar especificamente na sua aplicação, evitando adquirir opcionais fixos que não servirão para praticamente nada no seu negócio.

Portanto, se você está interessado em comprar um caminhão, basta procurar um consultor da WLM e informar para ele as suas necessidades. Depois, em conjunto vocês configurarão um carro com todas as funcionalidades para ser alocado na sua operação. Eliminando elementos desnecessários, inserindo os que são mais importantes para o seu negócio.

Ter esse tipo de atendimento pode fazer toda diferença no uso do seu caminhão. Quando você consegue adquirir um equipamento mais específico é possível ter mais lucro nas operações. Além disso, você tem a oportunidade de ter acesso a todo suporte na hora da montagem, bem como nos procedimentos que seguem a partir da compra.

Portanto, antes de adquirir um veículo de alto valor como um caminhão é essencial ter atenção à concessionária que o atenderá. Prefira sempre aquela que fornece todo suporte que você precisa para atender às suas exigências e necessidades.

5. Conclusão

Por fim, nós podemos concluir que o novo motor Euro 6 da Scania veio para revolucionar o mercado. A montadora está seguindo as novas tendências que exigem veículos cada vez mais eficientes, capazes de fornecer bons resultados para os proprietários, sem esquecer da responsabilidade com o meio ambiente.

A partir de agora, essa deve ser a orientação das montadoras. Afinal, a preocupação com a sustentabilidade é algo de extrema importância e que necessita da atenção de todos. Desde o produtor de peças para esses veículos até chegar no próprio motorista.

O post <strong> Conheça o Euro 6 da Scania e seus diferenciais</strong> apareceu primeiro em Dicas sobre a vida na estrada, manutenção e peças de caminhão.

Deixe um comentário