Ter um caminhão batido pode ser algo extremamente prejudicial para uma empresa ou motorista que atua no setor de transporte. Além de gerar custos altos no reparo, esse tipo de problema demanda tempo para ser consertado, obrigando que o veículo fique todo tempo de reparo sem gerar receita.
Por esse motivo, é de extrema importância analisar todos os elementos que podem prejudicar a vida útil do motor e outros componentes do caminhão. Principalmente, utilizar os veículos de forma responsável para evitar esses problemas, bem como identificar possíveis defeitos antes que eles se agravem.
Neste artigo mostraremos o que mais desgasta um veículo, bem como as formas de conduzir um caminhão com segurança, evitando eventuais problemas pelo mau uso. Continue lendo!
Como ocorre o desgaste do caminhão?
O desgaste é algo comum em caminhões. Afinal, manter um veículo diariamente circulando por longas jornadas traz uma série de prejuízos que são comuns. Já em outros casos, temos aqueles que são gerados pelo próprio motorista, devido a sua forma de conduzir e cuidar do veículo.
Por esse motivo, as peças que compõem todos os sistemas dos caminhões tendem a ser mais resistentes do que as dos veículos de passeio. Mesmo com toda essa robustez e durabilidade, ainda é possível que ocorram problemas, especialmente pelo mau uso por parte do motorista.
Os principais itens que geram desgastes são os pneus, sistema de freios e motorização. Inclusive, ter um motor de caminhão batido é um dos principais medos que os motoristas e frotistas têm.
Como conduzir um veículo corretamente para evitar problemas?
Agora, mostraremos como é possível conduzir um veículo de modo a evitar os eventuais problemas que podem acontecer em suas peças e componentes. Continue lendo!
Tenha atenção aos pneus
Os pneus são os únicos componentes de um veículo que ficam em contato com o chão. Inclusive, são os itens número um quando o assunto é segurança nas rodovias. Caso eles apresentem alguma avaria, o risco de acidentes cresce vertiginosamente. Por isso, é fundamental dar a devida atenção a esses elementos.
O desgaste dos pneus ocorre naturalmente. A medida que o veículo circula, a borracha vai perdendo espessura, exigindo a troca. Contudo, o motorista pode adotar algumas ações para retardar esse desgaste, garantindo o maior tempo de vida útil possível.
Portanto, sempre tenha atenção ao peso que é colocado no caminhão. Além disso, tenha cuidado com buracos que podem contribuir para que os pneus estourem.
Evite a sobrecarga do veículo
Outra dica para evitar o desgaste exagerado do seu veículo é respeitar o limite de carga definido pelo fabricante. Exagerar no peso das mercadorias pode causar impactos no pneu e, principalmente, na motorização do veículo, fazendo um esforço extra que pode acelerar o desgaste.
Sistemas como o de suspensão, embreagem, transmissão e frenagem também são prejudicados com o excesso de carga. A empresa ou, até mesmo, o motorista pode desejar transportar cargas mais pesadas para potencializar as receitas do veículo. Contudo, esse ganho extra pode ser perdido com as manutenções que deverão ser feitas para reparar os danos causados.
Abasteça com combustíveis de qualidade
O uso de combustível de qualidade pode parecer sem muita relevância para o frotista ou caminhoneiro. Contudo, utilizar diesel de baixa qualidade pode acelerar em muito o desgaste das peças do veículo. Principalmente, na motorização.
Inclusive, esse pode ser o início de um dos mais graves problemas que um carro pode ter: bater o motor.
Verifique o óleo do motor regularmente
Outro elemento que contribui para ter o caminhão com motor batido é negligenciar a troca de óleo do sistema de motorização. A verificação da condição desse elemento precisa ser inserida na manutenção preventiva do caminhão. Rodar com um caminhão com óleo baixo ou sujo pode provocar problemas graves.
Além de fazer a troca no tempo certo, o motorista também deve verificar periodicamente o nível e a qualidade do óleo. Sempre que fizer a troca do produto, a empresa disponibilizará adesivos ou cartões para lembrar o motorista sobre quando foi feita a última troca.
Quais são os sinais de um caminhão batido?
Como já mencionamos, o maior medo do caminhoneiro ou do frotista é ter o motor batido. Mas, antes que isso aconteça, o veículo gera uma série de sinais aos quais o motorista deve ficar alerta. Identificar esses pontos pode salvar o caminhão e evitar muito prejuízo. Portanto, veja quais são os principais sinais que um motor que está prestes a fundir pode gerar.
Ruídos leves
Um dos primeiros sinais de um motor que está prestes a fundir e que você perceberá são os ruídos leves. Eles indicam que existem alguns pequenos atritos entre as peças que já estão comprometidas. Caso algo não seja feito rapidamente, esse barulho se intensificará, gerando mais danos e prejuízos em um futuro muito próximo.
Dificuldades em dar partida no veículo
Geralmente, caminhões que estão com motor fundido podem apresentar certas dificuldades para dar a partida. Principalmente durante a manhã, quando a peça ainda está muito fria para iniciar o processo de queima. Caso você perceba esse problema, é importante investigar as causas.
Podem existir várias situações que prejudicam a partida do veículo. Mas as chances de ser um problema relacionado a peças fundidas no motor são reais e grandes. Portanto, tenha muita atenção a isso.
Superaquecimento do motor
O superaquecimento do motor é uma das consequências do motor fundido. Todo veículo deve estar com o sistema de medição da temperatura funcionado em perfeito estado. Isso é imprescindível para que você possa acompanhar o aquecimento do motor ao longo da viagem.
Os veículos têm uma temperatura normal que é mantida pelo próprio sistema de arrefecimento. Caso você perceba alterações nos medidores, é importante interromper a viagem imediatamente e procurar ajuda mecânica. Isso porque o seu veículo pode estar passando por um grande risco de bater o motor.
Por fim, ter um caminhão batido é algo que pode acontecer com qualquer motorista ou frotista. É importante conhecer os itens de maior destaque e saber como eles podem ser protegidos, evitando que o veículo gere custos e prejuízos inesperados.
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