Você já conhecia o sistema Euro 5? Ele é um conjunto de normas que busca regular a emissão de gases poluentes emitidos por veículos movidos a diesel em todo o mundo, incluindo caminhões. Em janeiro de 2023, entrou em vigor a Euro 6, que seria uma versão atualizada da regulamentação anterior.
O Euro 6 apresenta algumas diferenças e novidades em relação ao Euro 5. Por isso, é importante que o caminhoneiro se atualize e entenda como o seu veículo foi adaptado para emitir menos poluição ao meio-ambiente, ao mesmo tempo que aumenta a eficiência do uso de combustível.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
O que mudou do Euro 5 Euro 6?
Alguns pontos cruciais foram mudados do Euro 5 para o Euro 6. Continue a leitura para conferir as principais atualizações.
Métodos de teste e medição
Uma das principais diferenças entre o Euro 5 e o Euro 6 está nos métodos de teste e medição das emissões. Enquanto o Euro 5 se baseava em testes laboratóriais, o Euro 6 introduziu a medição em tráfego real da emissão de poluentes.
Isso significa que os veículos certificados como Euro 6 devem atender aos limites máximos de emissão mesmo em condições reais de condução, considerando variáveis como velocidade, temperatura e carga do veículo.
Limites mais rigorosos de emissões
O Euro 6 estabelece limites mais rigorosos para a emissão de poluentes em comparação com o Euro 5. Os veículos certificados como Euro 6 devem atender a limites mais baixos de óxidos de nitrogênio (NOx), partículas sólidas (PM) e hidrocarbonetos (HC).
A mudança impulsionou o desenvolvimento de tecnologias avançadas, como sistemas de redução catalítica seletiva (SCR), sistemas de recirculação dos gases de escape (HGR), sistemas de filtragem de partículas (DPF) e catalisadores de oxidação, para garantir que os veículos estejam em conformidade com esses limites mais rigorosos.
Quais as principais tecnologias utilizadas?
O Euro 6 utiliza várias tecnologias avançadas para controlar as emissões de poluentes dos veículos. Aqui estão algumas das principais tecnologias utilizadas:
Sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR)
O SCR é um sistema de pós-tratamento que reduz as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) dos veículos a diesel. Ele funciona por meio da injeção de um agente redutor, geralmente ureia (Arla 32), no escape. Quando o agente redutor entra em contato com os gases de escape, ocorre uma reação química que transforma os NOx em nitrogênio e água, reduzindo drasticamente as emissões poluentes.
Sistema de Recirculação dos Gases de Escape (HGR)
O HGR é um sistema que recircula parte dos gases de escape de volta ao motor para reduzir a formação de NOx durante a combustão. Ao introduzir gases de escape na câmara de combustão, o HGR reduz a temperatura e a concentração de oxigênio, o que leva a uma combustão mais limpa e a uma redução das emissões de NOx.
Assim, entendendo as mudanças entre Euro 5 e Euro 6, você entenderá melhor o funcionamento do seu caminhão e compreenderá como essas mudanças afetaram positivamente a interação do seu veículo com o meio-ambiente, bem como a sua potencialização para uma melhor performance e uso inteligente de combustível.
Sabia que você, caminhoneiro, também pode adotar algumas práticas para uma direção mais sustentável? Em nosso blog, temos um post no qual mostramos algumas sugestões. Confira!
O post Euro 5 para Euro 6: descubra o que mudou apareceu primeiro em Dicas sobre a vida na estrada, manutenção e peças de caminhão.