Motor a gás Scania: entenda como funciona e quais as suas vantagens

O motor a gás da Scania entra dentro de uma proposta que combina boa dirigibilidade aos motoristas, consciência ecológica e economia em diversos fatores. De fato, quando comparado a gasolina, por exemplo, o Gás Natural Veicular (GNV) tem 20% menos óxidos de carbono (CO2) e 15% a menos que o etanol.

Outro ponto está no uso da tecnologia de fábrica para que os caminhões já sejam projetados dentro deste conceito. Assim, o melhor caminho é conhecer as principais vantagens de contar com um motor a gás e tudo o que envolve a aposta em reduzir a emissão de poluentes e adotar uma postura amiga do meio ambiente.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo como funciona o motor a gás Scania e os seus principais diferenciais.

Entenda a proposta dos caminhões Scania 100% movidos a gás

A Scania tem consciência de que sustentabilidade e rentabilidade devem caminhar sempre juntas em operações cada vez mais limpas e eficientes. De maneira global, as cidades estão se adaptando ao novo conceito e criando exigências mais rígidas relacionadas à emissão de poluentes, o uso de combustíveis fósseis e poluição sonora.

Sem contar que os consumidores estão mais atentos às operações sustentáveis nas empresas e isso deve ser devidamente considerado para construir uma imagem positiva no mercado da indústria do transporte. Com foco nessas mudanças, os caminhões Scania 100% movidos a gás representam uma nova proposta de sustentabilidade em todas as áreas da cadeia de transporte.

Os veículos podem ser movidos a gás natural veicular (GNV) ou a gás natural liquefeito (GNL) que estão disponíveis nas versões de 9 e 13 litros e oferecem autonomia suficiente para que seja possível percorrer longos trajetos. O Gás Natural Veicular (GNV) é uma excelente alternativa para os veículos pesados, mas também é bastante usado em carros de passeio.

Ele é extraído de fontes de reservas que estão presentes no subsolo que passaram por processos naturais. Basicamente, sua formação é composta por hidrogênio e carbono que ao ser conservado em temperatura ambiente sob pressão atmosférica permanece em estado gasoso e, a partir disso, pode se tornar combustível.

Conheça o motor a gás da Scania

O motor dos caminhões a gás da Scania foi desenvolvido especialmente para potencializar os resultados deste tipo de combustível com o máximo de segurança. Na prática, tudo é pensado estrategicamente para melhorar os índices de eficiência e eliminar riscos. Cada detalhe da engenharia envolvida considera a melhor performance com direcionamentos diferenciados para entrada e saída de gases, taxa de compressão, entre outros aspectos.

Vale ressaltar que a Scania pensa na experiência com o veículo de motor a gás em todos os detalhes e preparou algumas combinações de cilindros e tanques de acordo com a escolha do gás, que pode ser comprimido ou liquefeito. Essas opções de combinações estão diretamente ligadas às necessidades de autonomia exigida de forma personalizada em cada operação.

Nos motores a gás de 9 litros da Scania, a entrada de ar redesenhada e o sistema de ignição de ponta são decisivos na dirigibilidade e performance por proporcionarem um ótimo controle para o máximo desempenho. Além disso, os motores de 9 litros usam o mesmo chassi robusto que os outros caminhões da Scania.

Ciclo Otto

O motor de caminhão Scania movido a gás funciona com base de operação pelo ciclo Otto e pelas velas de ignição. Além disso, existe um sistema de segurança reforçado que atua da mesma maneira ou até mais seguro do que os motores a diesel que se encaixam com a peculiaridade da substância armazenada nos cilindros. Como ponto alto, neste caso, se destaca a condução mais suave para o motorista e a ausência de ruídos altos que tornam a experiência mais cansativa.

Cilindros

Os cilindros para armazenamento de gás comprimido são de 760,852 e 944 litros. Enquanto os tanques de gás de liquefeito disponibilizam um volume de 758 e 1.100 litros. É importante ressaltar que no caso do GNC, existe a chance de detalhar cilindros para que aconteça um posicionamento mais elevado em relação ao solo.

Segurança

A Scania trabalhou com toda a sua expertise no mercado para oferecer opções de caminhões com motor a gás completamente seguro e dentro das expectativas para realizar as funções do trabalho de maneira confortável. Todo o contexto de desenvolver um caminhão de confiança se baseia nos cilindros equipados com válvulas que detectam anomalias no funcionamento do gás. Entre as principais estão os problemas na pressão, na temperatura e na vazão.

Caso uma destas situações aconteça, as válvulas são programadas para liberar o combustível e evitar qualquer tipo de acidente. Já com o gás liquefeito, o processo é exatamente o mesmo. O combustível é preservado nos tanques na temperatura de 163° C e ganha forma gasosa de imediato quando entra em contato com a atmosfera.

Em função disso, caso o sistema tenha qualquer suspeita de irregularidade, é colocado para fora como uma medida de manter a segurança. Cada detalhe no desempenho dos caminhões Scania é voltado para aliar eficiência, economia, conforto e sustentabilidade.

Identifique quando usar um motor a gás

O caminhão com motor a gás tem se mostrado uma excelente alternativa para facilitar o andamento do trabalho de diversas formas, principalmente no transporte de cargas leves. No caso do GNV, funciona muito bem na atuação em áreas urbanas e semi regionais nas quais existem facilidades nos abastecimentos.

Um dos motivos que mais se destacam na alta procura das empresas por este tipo de veículo é o custo do abastecimento. No entanto, existe o desafio em relação aos pontos de abastecimento. De São Paulo para Minas Gerais, por exemplo, não existe um ponto de GNV.

Tecnologia de fábrica

Os caminhões Scania já nascem com a tecnologia a gás que chegam ao mercado com todos os componentes pensados diante das necessidades deste tipo de aplicação que incluem sistemas, tanques, motor e pneus. De modo geral, a diferença também acontece nos cabeçotes, câmara de combustão, entrada e saída de gases e a parte de válvulas e tanques.

Vale destacar que o motor ser específico para o caminhão a gás significa que este tipo de combustível não prejudica a performance em nenhum sentido. Os modelos a gás da Scania, inclusive, são 20% menos ruidosos do que os movidos a diesel.

Agora ficou claro como o motor a gás da Scania funciona e as suas principais vantagens. Além de atuar em uma forma sustentável que traz uma imagem bastante positiva, ainda segurança reforçada e economia considerável de combustível. Sem contar que acumula menos resíduos nos bicos injetores que deixam o sistema mais limpo sem a necessidade de manutenção constante.

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