Você já ouviu falar no Novembro Azul? Trata-se de uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, uma doença que acomete muitos homens, principalmente a partir dos 45 anos. Visto que a maioria dos caminhoneiros são homens, a temática é muito importante, sendo crucial a máxima atenção e a conscientização da parte dos condutores.
Um grande tabu nesse sentido é com relação ao exame de toque. Muitos homens, por causa de sua resistência, acabam protelando esse exame, de modo que, quando a doença é identificada, costuma já estar em estágio avançado. Para evitar o problema, acompanhe a leitura até o final, entenda mais sobre o Novembro Azul e como prevenir o câncer de próstata!
O que é o Novembro Azul?
Durante todo o mês de novembro são feitas várias conscientizações aos homens em relação à prevenção do câncer de próstata. Isso não é para menos: milhares de homens morrem todos os anos por conta da doença. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maior a chance de cura.
Essa campanha surgiu há quase 20 anos na Austrália. Os seus criadores, Travis Garone e Luke Slattery, tiveram a ideia de deixar os seus bigodes crescerem, como forma de conscientização dos homens sobre os cuidados da sua saúde. No Brasil, a campanha chegou no ano de 2008, tentando orientar os homens que o toque retal não é tão ruim quanto se imagina, sendo uma medida fundamental para diagnosticar problemas na próstata em seu estágio inicial.
Quais os fatores de risco do câncer de próstata?
Existem fatores certos e incertos para o câncer de próstata. No primeiro grupo, podemos citar aspectos como idade, raça, nacionalidade, alterações genéticas e histórico familiar. Já no segundo, não há evidências médicas de que elas contribuem, de fato, para causar a doença. Entre esses fatores, estão a obesidade, má alimentação, inflamação da próstata, DST e vasectomia.
Como prevenir o câncer de próstata?
Por mais que a alimentação possa não impactar diretamente no surgimento do câncer de próstata, ter uma dieta saudável é bastante importante. Além disso, o consumo de vitaminas, minerais e suplementos alimentares também podem ser úteis nesse sentido.
Em relação a exames, além do toque retal, é crucial fazer um exame chamado PSA, ou antígeno prostático específico. Basicamente, essa é uma enzima produzida pelas células da próstata, de modo que um aumento na sua concentração pode ser um indicativo de câncer. Por esse motivo, é recomendado que, por volta dos 40 anos, o homem comece a fazer o exame todos os anos, junto com o toque retal.
O Novembro Azul é uma campanha de grande importância para os homens. Como vimos no texto, o intuito é mostrar a importância do diagnóstico inicial do câncer de próstata, bem como a realização de exames de PSA e toque retal por volta dos 40 anos de idade.
Gostou de saber mais sobre o tema? Se o artigo trouxe informações relevantes para você, aproveite a visita ao blog da WLM e confira este outro conteúdo que fala sobre a saúde do motorista!
O post Novembro Azul: a importância da prevenção do câncer de próstata para os caminhoneiros apareceu primeiro em Dicas sobre a vida na estrada, manutenção e peças de caminhão.