Você sabia que existem tipos diferentes de desgaste de pneus? Cada um deles acomete uma ou mais áreas do pneu, e estar atento a isso é crucial na manutenção da sua segurança na estrada. Muitas vezes, a manutenção constante do veículo ajuda a reduzir bastante esses riscos.
Ao longo deste artigo, vamos apresentar e explicar 6 tipos de desgaste de pneus. A ideia também é apresentar formas de contornar a situação e se antecipar a ela, de modo que não venha a prejudicar a operação na estrada. Continue a leitura até o final e fique por dentro do tema!
1. Desgaste lateral
Em geral, o desgaste lateral do caminhão ocorre por falta de manutenção e má dirigibilidade do condutor. Se os carros de passeio já demandam cuidados nesse sentido, muito mais precauções devem ser tomadas em caminhões, principalmente porque os pneus são bastante exigidos no transporte de cargas.
Quando ocorre o desgaste lateral, o pneu apresenta escorregamento, trincas nos ombros, arestas nos sulcos e danos nas barras ou blocos da banda de rodagem. A negligência do condutor em fazer o alinhamento e balanceamento do caminhão também contribui no desgaste lateral.
Excesso de carga
Não obstante, colocar o caminhão para rodar com excesso de carga é um outro fator que potencializa esse tipo de desgaste. A consequência disso não podia ser outra, senão a redução na vida útil do pneu, implicando em aumento de custos com a troca e perda de tempo na estrada para a realização do procedimento.
Fatores externos
Existem ainda alguns fatores que fogem um pouco do alcance do condutor. As condições da estrada e o clima são aspectos que também influenciam no desgaste lateral dos pneus. Observar periodicamente o estado dos pneus é útil ainda no sentido de evitar atrasos na entrega de encomendas, caso eles venham a furar na pista, por exemplo.
Cuidados essenciais
Alguns cuidados que podem ser tomados pelo motorista são:
- fazer rodízio dos pneus;
- observar os sulcos;
- praticar a direção defensiva.
2. Desgaste central
Em vez de apresentar desgaste na lateral, o central, como o nome sugere, ocorre na sua banda de rodagem. Geralmente, o problema se dá em decorrência de pressão excessiva, quando os pneus são calibrados na configuração errada. Por consequência, a banda de rodagem fica com mais contato com o solo, aumentando, assim, o seu desgaste.
Assim como o lateral, o desgaste central diminui a segurança do condutor. Além disso, se a calibragem continuar sendo feita de modo incorreto, é possível haver um aumento de gastos futuros com a troca, visto que a vida útil dos pneus foi comprometida.
Calibragem do veículo
Na prática, é tudo uma questão de conferir o manual do fabricante do caminhão. Dito isso, quem administra frota precisa ter o cuidado redobrado, não negligenciando a calibragem de nenhum veículo, principalmente se forem de fabricantes diferentes.
Vale destacar que a calibragem adequada dos pneus contribui para o caminhão performar em sua velocidade máxima e aguentar bem a carga transportada. O veículo passa ainda a consumir mais combustível quando os pneus não estão calibrados corretamente.
Além de ser crucial fazer a calibragem toda semana, é uma boa prática fazer isso com os pneus frios. O estepe também não deve ser esquecido, sendo recomendado colocar uma pressão a mais nesse pneu reserva. Dessa forma, é possível evitar muitos problemas, como a aquaplanagem, desencaixe do pneu da roda (também conhecido por detalonamento) e instabilidade ao longo da condução.
3. Desgaste em escamas
O desgaste em escamas ocorre quando o pneu fica com o seu ombro comprometido nas extremidades da banda de rodagem. Dessa forma, uma parte do pneu acaba entrando em contato com a pista excessivamente, gerando a descamação.
O grande problema do desgaste em escamas é que os riscos não são notados de imediato. Na prática, o motorista não sente tanta dificuldade em conduzir o caminhão, mas a negligência na inspeção pode aumentar os riscos a médio prazo, como o pneu furar na estrada e causar um acidente com o próprio condutor ou um pedestre, por exemplo.
Uma das formas de identificar esse tipo de desgaste é o ruído nas rodas, decorrente do contato desigual do pneu com o solo. Uma forma rápida de solucionar o problema e promover a maior vida útil dos pneus do caminhão é fazer alinhamento e balanceamento.
4. Desgaste irregular
Existe também um tipo de desgaste que não é lateral e nem central, mas sim em todo o pneu. Um caminhão costuma imprimir mais pressão sobre os pneus dianteiros, em comparação aos traseiros. Dito isso, se não for feito o rodízio de tempos em tempos, a tendência é que ocorra esse desgaste irregular dos pneus.
Algumas recomendações sobre o rodízio de pneus são:
- readaptar a pressão de cada pneu após o rodízio;
- ler o manual do fabricante, de modo a conferir as orientações dele quanto ao rodízio;
- se o veículo tiver muitas rodas e eixos, deve-se trocar também os pneus das rodas internas.
5. Desgaste em um ponto específico
Outro tipo de desgaste que demanda atenção envolve uma área pequena e específica do pneu. Muitas vezes, o responsável por isso é o próprio condutor, quando ele faz, por exemplo, alguma frenagem brusca. Outras possíveis causas desse desgaste são a derrapagem transversal, avaria no sistema de travagem do veículo e o bloqueio dos pneus.
6. Desgaste normal rápido
Antes de falarmos deste último tipo de desgaste, explicaremos brevemente sobre o rendimento de pneus. Basicamente, este se dá em função de três fatores: quilometragem, condução do motorista e condições da pista. Dito isso, o desgaste normal rápido ocorre quando o pneu rende abaixo do esperado.
Além dos fatores citados, há ainda a possibilidade de os pneus não serem apropriados ao caminhão, comprometendo, assim, o seu rendimento. Outros pontos que merecem atenção nesse sentido são a temperatura, condições climáticas e potência do veículo.
Como vimos, existem vários tipos de desgaste de pneus, sendo crucial, entre outras coisas, realizar procedimentos como calibragem e rodízio. Dessa forma, é possível aumentar a vida útil dos pneus e não prejudicar a segurança dos condutores na estrada.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog e confira o que fazer para evitar a multa por pneu careca!
O post Conheça os 6 principais tipos de desgaste de pneus apareceu primeiro em Dicas sobre a vida na estrada, manutenção e peças de caminhão.