No momento, você está visualizando Como deve ser feita a limpeza do radiador do caminhão?

Como deve ser feita a limpeza do radiador do caminhão?

Nos veículos em geral, o sistema de arrefecimento serve para manter o veículo sempre com uma temperatura adequada. Dito isso, se não houver a devida manutenção do radiador, o veículo corre o risco de esquentar até sair fumaça do seu capô, por exemplo.

Além disso, a limpeza do radiador está diretamente relacionada à diminuição do perigo de as peças do veículo derreterem. E o radiador é uma das peças mais importantes desse sistema, visto que é responsável pela troca de calor entre a água quente que vem do motor e o ar frio oriundo da atmosfera. Continue a leitura até o final para entender o que é preciso para realizar essa limpeza do radiador!

Estar atento ao prazo para limpeza

Tudo depende das informações que constam no manual do veículo. Caso não exista essa informação, use a seguinte referência: dois anos ou 30.000 km rodados. Um ponto importante a se destacar é que limpar o radiador é diferente de limpar água deste. O procedimento é bem mais complexo do que simplesmente trocar a água, dada a necessidade de adquirir equipamentos específicos para o procedimento. Assim como a limpeza do radiador, outro procedimento fundamental é a troca de fuso do aparelho. Também recomenda-se fazer a revisão do fluido a cada 10.000 km rodados.

Usar os produtos certos

Com o passar do tempo, os veículos costumam acumular bastante sujeira no radiador. Logo, é preciso usar substâncias ácidas como produtos de limpeza. A ideia é eliminar ou derreter todas essas sujeiras que vão se acumulando com o decorrer do uso do veículo. Falando agora do fluido de refrigeração, é preciso que ele seja composto por água desmineralizada e aditivos anticongelantes. O condutor deve, além de comprar de forma separada, misturar os compostos antes de colocar no radiador.

Não improvisar

Uma prática popular, porém nem um pouco recomendada na hora de limpar o radiador do veículo é usar refrigerante de cola. Por mais que seja uma bebida bastante ácida, ela tem muito açúcar, que pode deixar impurezas no radiador. Não obstante, a limpeza só poderia ser feita adequadamente se o refrigerante estivesse bastante diluído em água.

Vale também destacar que é crucial que o radiador seja retirado do motor para limpeza. Do contrário, se o motorista usar refrigerante, ele acaba passando pelo motor, tornando-o ineficiente e, até mesmo, grudento, por causa do açúcar derretido.

Passo a passo para a limpeza do radiador 

As etapas para limpeza do radiador em qualquer veículo são as seguintes:

  • estacionar o veículo em lugar iluminado e plano;
  • esperar o motor esfriar;
  • limpar as aletas com água e sabão, usando uma escova de nylon;
  • verificar o estado das mangueiras do radiador;
  • colocar um recipiente na parte de baixo do veículo, visando drenar o fluido de refrigeração;
  • encontrar a válvula de drenagem e usar uma chave para abri-la, no caso de drenagem do fluido;
  • fechar a válvula depois de drenado o fluido de refrigeração;
  • retirar a tampa do roteador e colocar água até o final;
  • ligar o carro por 10 minutos e desligar, esperando esfriar de novo;
  • abrir novamente a válvula do radiador para que a água escorra;
  • repetir esse processo até que a água do radiador esteja limpa;
  • colocar o novo fluido de arrefecimento até o limite indicado;
  • ligar o carro e deixar ligado por cerca de 15 minutos;
  • completar novamente o espaço do fluido no tanque específico. 

A limpeza do radiador, como vimos no texto, está diretamente relacionada com o sistema de arrefecimento do veículo. Logo, trata-se de um procedimento que precisa ser feito com frequência, considerando o manual do veículo, o tempo de uso e a sua quilometragem.

Gostou do artigo? Então aproveite a visita ao blog para conferir este outro conteúdo sobre como identificar um motor diesel aquecido e o que fazer!

O post Como deve ser feita a limpeza do radiador do caminhão? apareceu primeiro em Dicas sobre a vida na estrada, manutenção e peças de caminhão.

Deixe um comentário