O caminhão cegonha é bastante utilizado no transporte de veículos, entretanto, é preciso saber escolher a melhor carreta cegonha para realizar esse tipo de frete. Diante disso, iremos em busca de saber mais detalhadamente o que é um caminhão cegonha, para quê ele serve, suas principais características, vantagens, desvantagens e, principalmente, como devemos escolher o modelo ideal.
Existem transportadoras que precisam ter o caminhão cegonha para transportar veículos como carros e motos. De fato, existem custos e vários outros detalhes que precisam ser considerados, especialmente ligados à manutenção desses caminhões e fretes. A escolha da melhor opção, portanto, deve ser feita com base no custo-benefício de médio e longo prazo para a transportadora.
Pensando em ajudar as pessoas que administram frota é que preparamos este conteúdo. Ao longo do texto, você vai conferir os conhecimentos que serão compartilhados por João Carlos Gallo, que é vendedor de caminhões da WLM no estado de Minas Gerais. Boa leitura!
O que é uma carreta cegonha?
Conceitualmente, um caminhão cegonha é composto por duas partes: um cavalo mecânico e um implemento chamado cegonheira. Gallo destaca que o seu uso é destinado para o transporte de veículos de todas as marcas, de modo a abastecer as concessionárias existentes no Brasil.
Para que ela serve?
O entrevistado acrescenta que a carreta cegonha é útil no transporte de veículos a pedido de um cliente que esteja mudando de estado. Para isso, é preciso que o caminhão esteja vazio na volta ao seu destino final.
Quais as principais características de uma carreta cegonha?
Em geral, um caminhão cegonha transporta os chamados veículos não articulados, que é como são conhecidos a maioria dos carros e motos. Nesse sentido, o limite de carga é de 29 toneladas, o comprimento deve ser entre 22,4 e 23 metros, e sua largura entre 2,60 e 3 metros.
Gallo continua dizendo que um caminhão cegonha pode transportar até 11 veículos, que devem ser colocados pelo próprio motorista, prendendo-os com uma cinta de nylon. Estas devem estar travadas nos pneus, visando uma segurança maior, possuindo também luzes de sinalização a cada três metros nas laterais.
O entrevistado reforça ainda que o limite de velocidade do caminhão cegonha é de 80 quilômetros por hora. Sua altura máxima não pode ultrapassar os 4,95 metros, e o veículo pode ser fabricado em aço ou ferro. Neste ponto, o Gallo conclui dizendo que, visando a maior leveza do caminhão cegonha, a maioria dos modelos é feita em aço.
É necessário possuir alguma documentação especial? Se sim, qual seria e por quê?
Não é de se surpreender que o transporte de veículos em um caminhão cegonha tenha de seguir uma série de regulamentações. Nesse sentido, Gallo destaca que um dos principais documentos exigidos é o RNTRC, ou Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas, sendo que este precisa estar adesivado ao veículo.
Outros documentos que Gallo cita na entrevista são:
- AET, ou Autorização Especial de Trânsito;
- notas fiscais de todos os veículos transportados;
- CNH tipo “E” do motorista;
- licença federal ou estadual, sendo que dependerá da rodovia onde o caminhão cegonha estiver.
Quantos veículos cabem em um caminhão cegonha?
Conforme o próprio entrevistado falou, o limite de veículos transportados em um caminhão cegonha não pode ultrapassar 11. Sobre isso, ele enfatiza que esta regra vale para motos e carros de menor porte; se em vez de um hatch popular, o caminhão estiver carregando SUVs, por exemplo, este limite pode cair para 9.
Quanto custa um frete em caminhão cegonha?
Visto que o Brasil é um país de dimensões continentais, o fato é que, em relação aos fretes, o preço pode variar bastante. Em termos numéricos, o entrevistado afirma que, dependendo de onde o caminhão cegonha estiver transitando, o frete custa entre R$ 6.000, 00 e R$ 19.000,00.
Quais suas principais diferenças para os outros tipos de caminhões?
Existem caminhões de diversos tamanhos. Para Gallo, o que mais difere o caminhão cegonha dos demais é o peso transportado, de modo que eles sempre voltam vazios depois de fazerem a entrega a algum cliente. O entrevistado completa dizendo ainda que eles são supervalorizados no ato da revenda.
Quais as vantagens de uma carreta cegonha?
Além de estar em dia com toda a documentação, o caminhão cegonha requer também boas condições para circular de forma segura. Sobre este ponto, Gallo destaca que uma vantagem importante de trabalhar com esse tipo de transporte é que tanto o proprietário da frota quanto o motorista são cuidadosos, visando a conservação do caminhão cegonha.
Por que é tão importante escolher o caminhão cegonha correto?
Na visão do entrevistado, todo caminhão é feito para dar lucratividade ao proprietário e conforto a quem dirige. Gallo cita que o combustível é o maior vilão de quem está envolvido na operação, destacando que a sua qualidade deve ser excelente, visando a economia do consumo, principalmente do lado do cliente.
E como deve ser feita essa escolha? O que devemos obrigatoriamente observar na hora de comprar uma carreta cegonha?
De nada adianta comprar um caminhão cegonha por um preço baixo e precisar trocar o veículo depois de alguns anos. Logo, visando evitar esse tipo de dor de cabeça, é crucial considerar dois fatores na hora de fazer a aquisição, na visão do entrevistado: a melhor marca e a durabilidade.
Quais devem ser os cuidados diários com o caminhão cegonha?
Não basta levar o caminhão para o conserto somente quando ele apresentar problema. Tanto a manutenção preventiva quanto a corretiva devem ser feitas, de acordo com Gallo, além de ser também preciso verificar os pneus constantemente. Dessa forma, pode-se evitar acidentes e, por consequência, o risco de perda da carga transportada.
E quais cuidados deve-se ter na estrada?
Segundo o entrevistado, a velocidade deve ser a principal preocupação dos motoristas de caminhão cegonha. Além disso, ele destaca a importância de o veículo transitar na faixa dinâmica certa, visando estar em conformidade com as normas de circulação e conduta do trânsito.
Como vimos ao longo da entrevista, o caminhão cegonha tem uma série de especificidades. Se você deseja ter este veículo em sua frota e obter um bom custo-benefício, saiba que nós da WLM podemos ajudar. Além de atendermos clientes em vários estados, agregamos valor ao seu negócio por meio de serviços adicionais como contratos de manutenção, treinamentos e consultoria de desempenho.
Ficou interessado? Entre em contato e fale com um de nossos atendentes agora mesmo!
O post Como escolher a melhor carreta cegonha? Confira! apareceu primeiro em Dicas sobre a vida na estrada, manutenção e peças de caminhão.