No momento, você está visualizando [FEV/22] Frete retorno: saiba o que é e quais seus benefícios!

[FEV/22] Frete retorno: saiba o que é e quais seus benefícios!

Imagine um caminhão que faz o transporte de um determinado material. Ao fazer a entrega, o veículo volta vazio até o local de origem, cobrando do cliente um valor de frete correspondente ao trajeto de ida e volta. Com este exemplo, fica fácil perceber que o cliente está sendo cobrado para o caminhão retornar à base “batendo lata”, um cenário obviamente indesejado a ambas as partes.

Uma das formas de resolver isso é pelo frete retorno. Ao longo deste artigo, vamos explicar melhor o que ele significa, especificando o que diz a ANTT sobre o tema e destacando as principais vantagens de aplicá-lo no transporte de mercadorias. Por isso, continue lendo até o final!

O que é frete retorno? 

O frete retorno é uma forma de um caminhão voltar ao seu destino transportando alguma mercadoria. Assim, não é preciso mais exigir que os clientes da ida tenham de arcar com os custos referentes ao percurso de volta do veículo. Voltando ao exemplo do início do texto, suponha que a mercadoria transportada tenha de percorrer 300 km na ida e mais 300 km na volta; de fato, não é nada justo a quem contratou o serviço pagar dobrado, apenas para arcar os custos de operação do caminhão.

Esta regra da cobrança duplicada é reconhecida pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). Na resolução, é especificado que os percursos de ida e volta devem ser considerados, tanto pela falta de uma carga de retorno, como também pela incompatibilidade do caminhão em transportar outras mercadorias no trajeto até a base.

Qual é a importância do frete retorno? 

Uma frota de caminhão é composta por custos visíveis e invisíveis. Isso significa que a precificação do frete deve ser feita de modo a cobrir essas despesas e ainda auferir lucro ao negócio. Além de combustível, manutenção e mão-de-obra, não se pode deixar de considerar também os impostos, que são considerados custos invisíveis da operação.

Sobre o primeiro ponto, uma tendência é o uso de combustíveis alternativos, visando não só a economia, mas também a preservação do meio ambiente. Os veículos com transmissões automatizadas também são um excelente meio de o caminhoneiro reduzir custos com combustível.

Quais são as suas vantagens?

De fato, não é fácil obter o frete retorno. No entanto, quando se consegue, é possível obter várias vantagens importantes, sendo que as principais você pode conferir a seguir.

Mais dinheiro no caixa

Em muitas situações, os caminhões da frota são aptos a transportar diversas mercadorias. Nesse sentido, é possível aproveitar o fato de que é comum no Brasil o transporte de cargas soltas, o que permite uma diversificação maior. Um incremento ao caixa permite não só cobrir as despesas visíveis e invisíveis, mas também investir em melhorias na frota, ou até mesmo na compra de novos veículos.

Aumento no número de clientes

Um caminhoneiro pode percorrer diversos estados no Brasil. Isso implica na possibilidade de criar novas conexões, que lá na frente podem trazer parcerias lucrativas e duradouras. É importante estar sempre à procura de novos clientes e salvar os seus contatos em algum lugar. Dessa forma, o risco de o caminhão voltar de uma entrega “batendo lata” é menor.

Agilidade

Quando se consegue uma carga de retorno, a rapidez com que o transporte é feito torna-se maior. Isso porque é muito mais vantajoso a ambas as partes aproveitar que o caminhão está vazio em sua viagem de retorno, do que esperar por uma nova saída do ponto de origem.

Por meio de uma pesquisa, é possível encontrar no mercado várias empresas que demandam por serviços de transporte. Uma boa oportunidade é o chamado porto seco, que consiste no transporte de itens para exportação ou importados, por exemplo. Firmando uma parceria com negócios desse setor e mostrando agilidade na entrega, as chances de aumentar o faturamento da frota aumentam de forma considerável.

Quais são as modalidades de frete retorno? 

O frete retorno pode ser feito basicamente de quatro formas. A escolha da melhor modalidade é algo que dependerá das cargas levadas com maior frequência pela frota. Para conhecer e entender cada uma delas, fique atento às subseções seguintes!

Carga fechada

Nesta modalidade, a carga ocupa todo o espaço do caminhão e chega ao destino sem fazer nenhuma parada. Na prática, isso implica em uma negociação de valor mais alto com um possível cliente, caso ele queira ocupar o veículo durante o percurso da volta. Felizmente, caso não seja possível fechar a carga, o espaço vago pode ser preenchido com outras mercadorias, como no caso de devoluções.

Com a consolidação do comércio virtual, não são poucas as incidências de produtos que retornam ao estoque de uma empresa. Logo, é preciso ter veículos que façam esse translado, considerando que essas devoluções podem ocorrer em virtude de fatores como:

  • avarias na mercadoria;
  • destinatário não encontrado;
  • endereço de destino errado.

Carga dedicada

Basicamente, a única diferença entre a carga fechada e a dedicada é que esta não precisa preencher todo o espaço do caminhão. Permanece válida também a questão de transportar mercadorias devolvidas, visando preencher o espaço vago do veículo e trazer um incremento de receita ao negócio.

Carga fracionada

Diferente da carga fechada e dedicada, a fracionada pode atender vários clientes de uma só vez. Além disso, o caminhão faz paradas durante o percurso, para que os produtos sejam descarregados. Apesar de ser uma modalidade que pode trazer lucros relevantes, existe a questão da organização fiscal, que precisa ser bem feita, no intuito de evitar problemas junto à Receita Federal.

Carga urgente

Na carga urgente, o frete cobrado é mais caro, em virtude justamente da urgência na entrega de mercadorias. O bom é que existem muitas empresas espalhadas pelo Brasil demandando esse tipo de serviço, cabendo aos donos de frota saber quem são esses negócios e buscar firmar boas parcerias.

Como garantir bons fretes retorno?

Como tudo relacionado a um negócio, organização e planejamento são essenciais na obtenção de bons fretes retorno. Na prática, isso implica na busca das melhores rotas, visando encontrar pelo caminho empresas que precisam transportar algo, seja uma devolução, produto para exportação ou importado, por exemplo.

O frete retorno, como vimos no texto, consiste em evitar que o caminhão volte ao lugar de origem vazio. Dessa forma, é possível fechar novos negócios e aumentar a receita da frota, visto que existe uma grande demanda ainda não atendida de transporte espalhada pelo Brasil.

Queremos saber o que você achou do conteúdo e do tema abordado. Portanto, não saia do blog do Grupo WLM sem antes deixar o seu comentário!

 

O post [FEV/22] Frete retorno: saiba o que é e quais seus benefícios! apareceu primeiro em Dicas sobre a vida na estrada, manutenção e peças de caminhão.

Deixe um comentário