O adiantamento de frete pode ser considerado a implementação prática da Lei 11442/2007. A legislação fora aprovada visando combater relações desvantajosas entre transportadoras e empresas contratantes do serviço, pela definição de uma política de fretes mais justa. Com a lei, começava a ser instituído o meio de pagamento eletrônico, dando mais agilidade e eficiência ao repasse dos valores entre as partes.
Dito isso, de que forma é possível aumentar a lucratividade do frete? Neste artigo, vamos falar sobre algumas dicas que ajudarão bastante a aumentar as margens de lucro, mas sem esquecer do primordial, que é entregar um serviço com qualidade e sem atraso aos clientes. Boa leitura!
O que é adiantamento de frete?
Com a lei, quem trabalha com frota de caminhão passa a disponibilizar o chamado cartão frete aos seus motoristas. Na prática, a empresa que contrata o serviço de transporte deposita com antecedência os valores nesse cartão, ajudando a coibir práticas abusivas que ocorriam quando o meio usado era a carta-frete.
Nesse processo, surgiu um intermediário importante: a administradora. Basicamente, a sua função é gerenciar os cartões frete e emitir um documento chamado CIOT, ou Código Identificador da Operação de Transporte. O objetivo deste código é o de validar o transporte de mercadorias, mediante o pagamento. Vale ainda mencionar que a fiscalização é feita pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).
Como conseguir um frete lucrativo?
Agora que você conhece melhor o adiantamento de frete e o seu funcionamento, vamos agora falar sobre o que é preciso para lucrar mais. Por isso, confira as subseções seguintes e veja as dicas que preparamos para você!
Manutenção preventiva
Fazendo regularmente a manutenção preventiva do caminhão, dificilmente ele vai apresentar problema na estrada. Logo, os custos de fazer reparos tendem a diminuir ao longo do tempo, tornando a operação mais lucrativa. Além disso, evitam-se atrasos na entrega e insatisfação da parte dos clientes.
Uso de aplicativos
Existem aplicativos específicos onde é possível encontrar boas oportunidades de negócios. Em outras palavras, são empresas em busca de alguém que faça a entrega de mercadorias, oferecendo condições atrativas em termos de frete. Cabe escolher de forma adequada qual negócio pode ser mais lucrativo do lado de quem faz o transporte. Alguns dos aplicativos mais conhecidos são:
- Fretebras: neste aplicativo, o caminhoneiro acessa um mapa onde aparecem as oportunidades de entregas disponíveis;
- Quero Frete: consiste em um catálogo, de modo a conectar empresas com demanda de entrega e profissionais de transporte;
- TruckPad: permite escolher os melhores fretes, com base no preço e na quilometragem. O aplicativo funciona como uma página de classificados.
Diversificação de serviços
Quando o assunto é transporte de cargas, existe uma infinidade de oportunidades. Além das mercadorias que o motorista já leva com frequência, existem várias outras opções, principalmente as chamadas cargas soltas, que englobam, por exemplo, o transporte de:
- engradados;
- tambores;
- caixas de papelão.
Quais os benefícios de colocar essas dicas em prática?
Além de aumentar os lucros de quem lida com frota, outro benefício importante é a ampliação da rede de contatos. Ter muitos clientes é fundamental para a operação poder crescer no médio e longo prazo, e melhor, quando o serviço é de qualidade, eles tendem a ser fiéis, trazendo receita de forma recorrente.
O adiantamento de frete é a implementação prática da Lei 11442/2007. Com ela, as relações entre empresas contratantes do serviço e as transportadoras tornaram-se melhores, visto que elas passaram a ser fiscalizadas mais de perto pela ANTT. Portanto, isso trouxe mais agilidade, segurança e receita a quem se dispõe a fazer o transporte de cargas.
Se este artigo aumentou seus conhecimentos, que tal conferir outro conteúdo? Nele, falamos sobre a cubagem de carga e como ela influencia o cálculo do frete!
O post O que é adiantamento de frete e como conseguir um frete lucrativo? apareceu primeiro em Dicas sobre a vida na estrada, manutenção e peças de caminhão.