Quem vive da boleia sabe que toda economia é bem-vinda, principalmente por meio de atitudes preventivas. Entre elas, aumentar a vida útil da embreagem é um comportamento fundamental para evitar altos gastos, sem falar no risco de ficar com o caminhão dias parado, trazendo mais prejuízos.
De olho em um bom comportamento diante do volante, elaboramos este post com dicas incríveis que o ajudarão a manter a peça sempre em bom estado, com segurança e maior durabilidade. Confira!
Entenda para que serve e como funciona a embreagem
Sendo uma das peças mais importantes do caminhão, a embreagem é responsável pelo atrito necessário para transmitir a rotação do motor com o câmbio.
Com o movimento, ocorre o acoplamento suave entre as marchas e a respectiva filtração das vibrações torcionais vindas do motor, mantendo a proteção do propulsor e o sistema de transmissão contra sobrecargas.
Como funciona
A embreagem funciona no momento em que o disco recebe a pressão vinda do platô por meio do volante do motor. A pressão emite o torque gerado pelo motor à transmissão.
Tudo começa quando o pedal da embreagem é acionado em um movimento conduzido pelo cabo até o garfo da embreagem. Dessa maneira, a peça pressiona a mola membrana, liberando o disco da embreagem, interrompendo a transmissão.
Para ser utilizada corretamente, algumas dicas devem ser seguidas, tais como:
- utilize o pedal somente na hora da troca das marchas;
- nunca segure o caminhão em uma subida utilizando a embreagem como freio, opte sempre pelo freio de mão;
- evite movimentos bruscos no pedal da embreagem;
- nunca saia na segunda marcha;
- evite reduzir bruscamente a velocidade.
Agora que você já ficou bem informado sobre a embreagem, vamos as dicas para aumentar a vida útil da mesma.
1. Evite segurar o caminhão na embreagem
Muitos motoristas têm o mau hábito de segurar o caminhão pisando na embreagem seja em um farol, congestionamento ou na fila do pedágio.
No entanto, essa prática não é recomendável, pois contribui para aumentar o desgaste da embreagem.
Além disso, a peça pode ser “fritada”, podendo inclusive causar um grave acidente. Priorize o freio ou o de mão.
2. Evite pisar duas vezes na embreagem
O hábito de dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem é outra prática que deve sempre ser evitada.
Isso porque trata-se de um vício com consequências negativas na durabilidade da peça, pois influencia no desgaste do disco, deixando-o lixado.
Além disso, muitos caminhoneiros pisam duas vezes na embreagem antes de trocarem de marcha, principalmente em caminhões mais antigos.
São vícios que prejudicam imensamente a durabilidade da peça, trazendo superaquecimento do sistema, o que pode trazer altos prejuízos.
3. Fique atento nas subidas
Quando você estiver trafegando por locais com subidas bem íngremes ou tenha que parar em uma rua com esse tipo de desnível, é preciso aumentar a atenção no uso da embreagem.
Afinal, é importante ter um devido controle da situação, principalmente se o caminhão estiver com carga, aumentando o peso.
A dica é sempre manter o caminhão estável, com um controle apurado no uso da peça.
Caso você erre na liberação cautelosa da embreagem, é bem provável que tenha prejuízos incalculáveis, indo desde o desgaste até o risco de perder a carga em um tombamento ou colisão com outro veículo e até mesmo algum muro.
Se for possível, evite estacionar em locais íngremes e invista também em constantes treinamentos, aumentando o seu conhecimento no uso adequado da embreagem seja qual for o tipo de terreno.
4. Evite o excesso de peso
Você sabia que cada embreagem tem uma capacidade máxima de transmissão de torque? Trata-se do limite de peso que a pressão do disco aguenta, ou seja, quem anda com excesso de peso corre o sério risco de sentir o caminhão patinar.
Fique atento a carga limite de cada eixo e respeite sempre essa indicação, distribuindo adequadamente o peso em cada lado do caminhão.
Dessa maneira, além de preservar a embreagem, você terá mais segurança nos deslocamentos.
Fora isso, andara sempre de acordo com o peso permitido evita muitos outros problemas, como por exemplo:
- consumo excessivo de combustível;
- desgaste dos pneus e suspensão;
- maior emissão de poluentes;
- risco de multas em pesagens;
- maior número de manutenções.
Portanto, evitar o excesso de peso é uma atitude que deve sempre ser valorizada pelos profissionais do setor, garantindo segurança e economia.
5. Troque de marcha corretamente
Motoristas que trocam de marcha gradativamente, respeitando o tempo de cada uma delas, de acordo com a velocidade, sem reduções bruscas, conseguem aumentara a vida útil da embreagem.
Isso porque o correto acompanhamento dos giros do motor faz com que as peças operem com equilíbrio e de maneira sincronizada, evitando os famosos trancos.
Evite também dar partida com uma marcha menor do que a necessária, situação que aumenta a rotação do motor, podendo superaquecê-lo.
6. Faça manutenções preventivas
A nossa última dica e não menos importante é sobre a importância da manutenção preventiva para aumentar a vida útil da embreagem.
Afinal, ao identificar falhas antes que elas se tornem crônicas, é possível repará-las com menos gastos financeiros, evitando problemas graves nos componentes e sistemas.
Trata-se de uma estratégia que é amplamente recomendada pelos especialistas e que deve sempre ser praticada, com ganhos no aumento da vida útil do caminhão e sua respectiva valorização.
Outro aspecto positivo é que as manutenções preventivas evitam problemas graves, aqueles que podem deixar o seu caminhão dias ou até semanas parado, o que contribui com muitos prejuízos.
Assim, a manutenção preventiva evita falhas mecânicas ou elétricas e ainda traz mais produtividade, otimizando o tempo e contribuindo para o aumento nos lucros.
Portanto, valorizando a embreagem e demais peças do seu caminhão, certamente as suas viagens serão mais seguras e sem contratempos que possam atrasar no cumprimento do prazo das entregas.
Ao aumentar a vida útil da embreagem, as suas economias serão consideráveis, influenciando na conquista de mais clientes, aspecto importantíssimo para aumentar a renda no fim do mês.
E você, gostou do nosso post? Quer contar com um parceiro ideal em suas manutenções? Então aproveite e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!
O post 6 dicas para aumentar a vida útil da embreagem apareceu primeiro em Dicas sobre a vida na estrada, manutenção e peças de caminhão.